Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter e receba as últimas promoções e atualizações
Conheça as vantagens de estudar com a
DP Consultoria e Assessoria em RH
Certificado
Diploma de conclusão de curso
Material Didático
Material de apoio para todos os cursos
Apoio pós cursos
30 dias para esclarecimento de dúvidas
Localização
Fácil acesso ao metrô
Conheça as vantagens de estudar conosco
Certificado
Diploma de conclusão de curso
Material Didático
Material de apoio para todos os cursos
Apoio pós cursos
30 dias para esclarecimento de dúvidas
Localização
Fácil acesso ao metrô
Clique nas opções abaixo
e confira a grade completa de nossos cursos!
Capacitação em direito previdenciário e regras aplicáveis no departamento de pessoal
Objetivo:
O objetivo deste tema é capacitar os participantes sobre as normas previdenciárias que influenciam diretamente no dia a dia no desenvolvimento de suas funções no setor de Departamento de Pessoal, visto a interferência do Direito Previdenciário no Direito do Trabalho e vice-versa
Público-alvo:
Profissional das áreas de Departamento de Pessoal, tais como, assistentes, auxiliares, gerentes, gestores de pessoas, assim como profissionais de Recursos Humanos, Contadores, advogados e demais profissionais interessados na matéria.
Carga horária:
16 horas
Curso auditoria em folha de pagamento pós reforma trabalhista e com ênfase a EFD social.
Objetivo:
Analisar conceitos da legislação trabalhista, ocorridos com a reforma trabalhista, trazidas pela 13.467/2017 e previdenciária com foco na geração da folha de pagamento, discutindo as múltiplas rubricas e possíveis descontos, além de cálculos do fechamento mensal, propiciando um verdadeiro diagnóstico do passivo trabalhista e seus reflexos na nova modalidade de escrituração do Folha de Pagamento, denominado eSocial. Muito embora se comenta sobre a extinção do novo sistema de envio das informações sobre a Folha de Pagamento (eSocial), pela equipe do Governo, acreditamos que o referido sistema seja modificado de maneira a atender as reinvindicações das Empresas de Pequeno Porte e Microempresas, mas não seja extinto, podendo até mesmo ser mudado o seu nome, sendo mantida a sua essência. Razão pela qual se justifica a inserção das informações do citado sistema, no curso apresentado.
Público-alvo:
Analistas e Assistentes das áreas de Administração de Pessoal e Recursos humanos, Auditores, Consultores, Contabilistas, Gestores, e Recursos Humanos. O participante deve possuir conhecimentos gerais sobre rotina de departamento de pessoal e geração da folha de pagamento.
Carga horária:
8 horas
Curso intensivo de departamento de pessoal
Objetivo:
Apresentar e desenvolver o conhecimento aliando-o à prática necessária na administração e elaboração das rotinas trabalhistas e previdenciárias, orientando e fornecendo aos participantes as devidas ferramentas para o desempenho de suas funções frente à sua área de trabalho (Departamento de pessoal), seja na qualidade de auxiliar, encarregado ou gerente. O programa baseia-se, sobretudo, na interpretação e prática dos direitos e obrigações e na observância dos preceitos legais consubstanciados na Constituição Federal de 1988, na CLT, em súmulas dos tribunais superiores e na lei orgânica da seguridade Social, combinada com as leis trabalhistas e previdenciárias com as práticas e as ilustra com grande número de informações a serem enviadas ao fisco. Desenvolvido em método simples e acessível, o curso tem em seu objetivo formar profissionais com segurança e conhecimentos necessários à aplicação dos procedimentos legais, burocráticos e rotineiros inerentes aos profissionais da área. Além da sua característica de aplicar racionalmente a legislação do trabalho e previdenciária em desempenho de funções como Chefes, encarregados ou Auxiliares de Departamento de Pessoal. Apresentam também as inovações e as mudanças, procurando interpretar a norma jurídica, juntamente com as portarias, ordens e instruções de serviços, avisos, modelos e formulários. Pelas características e a dinâmica deste curso, o enfoque principal é o da formação ou qualificação de profissionais capacitados para atuarem em Departamento de Pessoal, em nível de coordenação ou de execução dos procedimentos legais e as rotinas respectivas. Com este objetivo, todo o processo operacional relativo à legislação e as rotinas trabalhistas e previdenciárias afetas a este departamento, serão exaustivamente examinadas e aplicadas na prática, exatamente como ocorre no dia-a-dia de trabalho dos mesmos. Esse curso será ministrado com base nas legislações vigentes/recentes tais como a Reforma Trabalhista ocorrida em 2017, pela Lei 13.467/2017, bem como com toda orientação dos novos sistemas de informações para os órgãos de fiscalização do Governo, por meio do eSocial; REINF e DCTFWEB. .
Público-alvo:
Gerentes, Chefes e Encarregados de Departamento de Pessoal e de Recursos Humanos das Empresas, Contadores, Tesoureiros, Advogados das Áreas Trabalhista e Previdenciária
Carga horária:
24 horas
Curso sobre a formação em preposto trabalhista, pós reforma trabalhista
Objetivo:
O curso tem por intuito conscientizar o potencial representante legal da empresa, perante a Justiça do Trabalho, da importância e confiabilidade que reluz a figura do preposto, preparando-o para uma atuação em excelência na defesa dos interesses da empresa, bem como, auxiliando-o no exercício da função, com a elucidação das principais responsabilidades, deveres, obrigações, riscos e reflexos que revestem a sua atuação, para o fim de minimizar os riscos processuais e patrimoniais do passivo trabalhista da empresa. A explanação terá como base a legislação atualizada, principalmente, a trazidas pela Reforma Trabalhista, ocorrida em 2017, por meio da Lei nº 13.467/2017. .
Público-alvo:
Profissionais de RH, chefes de departamentos, supervisores, gerentes, diretores, gestores e todos os empregados que de alguma forma estejam envolvidos no processo e sejam requisitados a atuar como preposto representando a empresa.
Carga horária:
8 horas
Curso sobre a reforma previdenciária - denominada como nova previdência
Objetivo:
Demonstrar aos participantes os diversos benefícios assegurados aos contribuintes pela legislação atual, do Regime Próprio da Previdência Social, comparando-os com as pretensas alterações trazidas pela Reforma Previdenciária, sugerindo as opções mais vantagens para os segurados que já tenham o direito adquirido a determinados benefícios, bem como o período de transição e suas consequências. .
Público-alvo:
Profissionais que atuam nas áreas de RH, Administração de Pessoal (D.P.), contadores, advogados, gestores, analistas, auxiliares enfim pessoas que queiram entender as normas e procedimentos das rotinas da área
Carga horária:
8 horas
Curso sobre afastamentos por incapacidade, encaminhamento previdenciário e rotinas na folha de pagamento.
Objetivo:
Avaliar os procedimentos necessários para uma adequada gestão dos afastamentos por incapacidade, os desdobramentos previdenciários e seus impactos nas rotinas administrativas e folha de pagamento das empresas. .
Público-alvo:
Profissionais das áreas de Recursos Humanos e da Administração de pessoal, Segurança e Saúde do Trabalho (SST), Jurídica e Gestão Empresarial.
Carga horária:
8 horas
Curso sobre atualização trabalhista e previdenciária
Objetivo:
Orientar aos participantes sobre as recentes alterações feitas pelo Governo na Legislação Trabalhista e Previdenciária, com objetivo de modernizar e incrementar os investimentos do capital estrangeiro no Brasil, atualizando todas as mudanças e revisões na legislação trabalhista e previdenciária nas principais rotinas em administração de pessoal. Visa também, capacitar e atualizar os participantes na atual legislação trabalhista, contribuições previdenciárias e gestão dos benefícios previdenciários na rotina de administração de pessoal, com o objetivo de minimizar impactos trabalhistas e previdenciários.
.Público-alvo:
Profissionais e gestores de RH, Departamento Pessoal, demais que atuam em Departamentos de relações previdenciárias e trabalhistas, responsáveis por Escritórios e de Assessoria Contábil, Fiscal e Tributária, Empresários, Contadores, Auditores, Advogados, Gerentes Administrativos, Supervisores e Encarregados do Departamento. Fiscal ou Contábeis e demais profissionais ligados às áreas Contábil, Fiscal, Jurídica e Financeira, que tenham interesse pela matéria.
Carga horária:
8 horas
Curso sobre cálculos trabalhistas
Objetivo:
Esse curso tem como objetivo proporcionar aos profissionais envolvidos segurança e conhecimento adequado para a realização dos cálculos e pagamentos efetuados pela empresa das VERBAS TRABALHISTAS. É muito importante a certeza que estão sendo utilizadas as ferramentas adequadas para evitar despesas desnecessárias ou o surgimento de passivos e irregularidades nos pagamentos trabalhistas ou da não observância nas alterações da Folha de Pagamento da Empresa. Analisar os critérios e mudanças com a entrada em vigor do SPED DA FOLHA DE PAGAMENTO.Público-alvo:
Gerentes, chefes, contadores, advogados, auditores e assistentes, contas a pagar, controladoria, das áreas de pessoal, folha de pagamento, conferência, contábil, fiscal, jurídica e os demais profissionais tenham interesse pelo tema.Carga horária:
8 horas
Curso Sobre EFD-REINF e a nova dctfweb – Integração sobre contribuições previdenciárias inseridas no esocial e na EFD-REINF
Módulo I - Das Retenções
Imposto de Renda Retido Na Fonte de Pessoas Físicas
Retenção do Imposto de Renda na Fonte Realizada por Pessoa Jurídica na Contratação de Outra Pessoa Jurídica.
Da Retenção Das Demais Contribuições (CSLL, COFINS e PIS/PASEP)
Retenção Do INSS de Pessoas Físicas e Jurídicas.
Pessoa Física
Da Pessoa Jurídica
Módulo II - REINF - Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Informações da Contribuição Previdenciária Substituída
Detalhamento dos Leiautes dos registros da EFD – REINF
Eventos da EFD-REINF
Eventos de Tabela
Evento não periódico
Eventos periódicos
Prazo de envio dos eventos periódicos
Envio de Eventos
Situação “Sem Movimento”
Relação dos Eventos e requisitos
Tabelas Que Compõem o REINF
Conceito
Empresas Abrangidas
Acesso ao Sistema
Blocos da EFD-REINF
R-1000 – Informações do Contribuinte
R-1010 – Tabela de Processos Administrativos/Judiciais.
R-2010 Retenção de INSS Serviços Tomados mediante Cessão de mão de Obra.
R-2020 Retenções de INSS Serviços Prestados Mediante Cessão de Mão de Obra
R-2030 – Retenções – Recebidos pela Associação Desportiva que mantenha Equipe de Futebol Profissional.
R- 2040 Retenções – Repassadas para Associação Desportiva que Mantenha Equipe de Futebol profissional.
Comercialização da produção e à apuração da contribuição previdenciária substituída pelas agroindústrias e demais produtores rurais pessoa jurídica.
R-2060 Empresas que se sujeitam à CPRB (Lei nº 12.546/2011).
R-2070 - Retenções na fonte (IR, CSLL, COFINS, PIS/PASEP) incidentes sobre os pagamentos diversos efetuados a pessoas físicas e jurídicas.
Nota Técnica Sobre o Campo 2070 da Receita Federal
R-2098 – Reabertura dos eventos periódicos
R-2099 – Fechamento dos eventos periódicos
R-3010 – Receita de espetáculo Desportivo
R-5001 - Informações das bases e dos tributos consolidados por contribuinte
R-9000 – Exclusão de Evento
4 – Vigência
5 – Tabelas da EFD-REINF
DA DCTFWEB
I - Da Integração das Informações do eSocial e da REINF com a DCTFWeb
1 – Esocial x DCTFWeb
Dos Débitos
Das informações no eSocial que geral Débitos
Das Remunerações
Da Comercialização da Produção Rural (PF)
Da aquisição da Produção Rural (PF) e PJ (PAA –Lei 10.696/03)
Dos Créditos
Salário Família
Salário Maternidade
2 – EFD-REINF x DCTFWeb
Dos Débitos
Das Retenções do INSS (Lei 9.711/98 – Serviços Tomados)
Da Comercialização da Produção Rural (PJ)
Das Informações da CPRB (Lei 12.546/2011)
Das Receitas de Espetáculos Desportivos
Dos Créditos
Das Retenções dos INSS (serviços Prestados)
II - DCTFWeb
1 - Conceito de DCTFWEB
Fluxo de informações
2 - QUEM ESTÁ OBRIGADO A DECLARAR
Dispensa de apresentação
3 - TRIBUTOS DECLARADOS NA DCTFWEB
4 - COMO ENTREGAR A DECLARAÇÃO
Forma de entrega
Prazo de entrega
Ausência de informações a serem prestadas
Entrega em situações especiais
5 - PENALIDADES E ACRÉSCIMOS LEGAIS
Multa por Atraso na Entrega da Declaração (MAED)
Multa por Incorreções ou Omissões
Multa mínima
Reduções
Impugnação
Acréscimos Legais
6 - FLUXOGRAMA GERAL DO SISTEMA DCTFWEB
7 - ACESSO AO SISTEMA
Certificado Digital
Código de Acesso
Tipos de Acesso
8 - TELA INICIAL (RELAÇÃO DE DECLARAÇÕES)
Visão do Procurador
Serviços da declaração
9 - CLASSIFICAÇÕES DA DCTFWEB (CATEGORIA, SITUAÇÃO E TIPO)
Categorias de DCTFWeb
Situações da DCTFWeb
Tipos de DCTFWeb
10 - TABELA DE VINCULAÇÃO
11 - EDIÇÃO DE UMA DCTFWEB
12 - DADOS CADASTRAIS
Dados do Contribuinte
Dados do Responsável
13 - CRÉDITOS VINCULÁVEIS
Salário-Família
Salário-Maternidade
Retenção Lei nº 9.711/98
Obrigações do Tomador
Obrigações do Prestador
Adiantamento de Retenção (exclusivamente para DCTFWeb 13º Salário)
Exclusão (lançamento de ofício)
Importar da RFB crédito de Exclusão
Incluir manualmente crédito de Exclusão
Vincular Exclusão
Suspensão
Incluir Depósitos
Vincular Suspensão
Incluir manualmente processo de Suspensão
Suspensão com mais de um processo para um mesmo Código de Receita
Parcelamento
Importação da RFB Parcelamento
Inclusão manualmente de Parcelamento
Vinculação de Parcelamento
Compensação
Importação da RFB Compensação
Inclusão manualmente da Compensação
Vinculação da Compensação
Pagamento
Importação da RFB Guias de Pagamento
Importação da RFB por número Guias de Pagamento
Desvinculação e Vinculação
14 - RELATÓRIOS
Relatório de Créditos por Documento
Relatório Resumo de Débitos
Relatório Resumo de Créditos
Relatório de Débitos
Relatório de Créditos ....
Documentos disponíveis após transmissão da DCTFWeb
Download Recibo
Download XML de Saída
Declaração Completa
15 - TRANSMISSÃO DA DCTFWEB
16 - RECIBO DE ENTREGA
17- EMITIÇÃO DAS GUIAS DE PAGAMENTO (DARF/DAE)
Data de Vencimento
Pagamento em atraso
Pagamento mínimo
Emissão de guia a partir da tela inicial
Guia individual e em lote
Emissão de guia a partir da tela de edição ou visualização
Editar DARF
Abatimento de Pagamentos Anteriores
18 - DCTFWEB RETIFICADORA
19 - DCTFWEB SEM MOVIMENTO
20 - DCTFWEB 13º SALÁRIO (ANUAL)
21 - DCTFWEB ESPETÁCULO DESPORTIVO (DIÁRIA)
21.1 - Obrigações da entidade promotora do evento
21.2 - Obrigações da empresa ou entidade que efetuar pagamentos
22 - DCTFWEB DE EXCLUSÃO
Curso sobre redução do custo da folha de pagamento com foco no esocial e recuperação de crédito
Objetivo:
Aproveitando o momento que muito se comenta sobre a redução de encargos, serão analisadas as possíveis medidas para redução da carga tributária incidente sobre a folha de pagamento dos empregados, considerando os atuais entendimentos firmados em âmbito administrativo e judicial. O objetivo é analisar se realmente vai haver desoneração sobre a folha de pagamento, considerando as novas fórmulas de cálculos para o recolhimento previdenciário, bem como demonstrar quais as atitudes que as empresas devem tomar para efetivamente reduzir os custos incidentes sobre a folha de pagamento dos seus empregados.Público-alvo:
Profissionais e gestores de RH, Depto Pessoal, demais que atuam em Deptos de relações previdenciárias e trabalhistas, responsáveis por Escritórios e de Assessoria Contábil, Fiscal e Tributária, Empresários, Contadores, Consultores Fiscais, Auditores, Advogados Tributaristas, Gerentes Administrativos e Financeiros, Supervisores e Encarregados do Depto. Fiscal ou Contábil e demais profissionais ligados às áreas Contábil, Fiscal, Jurídica e Financeira.Carga horária:
8 horas
Legislação do trabalho para todas as chefias, com base na reforma trabalhista e foco no eSOCIAL
Objetivo:
Proporcionar aos profissionais envolvidos nos cargos de chefias esclarecimentos necessários quanto à interpretação e aplicação das Leis trabalhistas, no tocante ao tratamento com os seus subordinados. Visa também, esclarecer quanto aos conceitos que caracterizam a justa causa, seus procedimentos e caracterização da dispensa do empregado, bem como esclarece ainda, quanto aos motivos causadores do assédio moral, de modo a evitar que a empresa seja condenada na justiça por danos morais. Informá-los sob a ótica da legislação atualizada, bem assim como o entendimento jurisprudencial e seus reflexos quanto a implantação do sistema do eSocial e da EFD-REINF.Público-alvo:
Gerentes, chefes, contadores, advogados, gestores, diretores, enfim é um curso destinado a todos que exercem cargo de chefia, bem como outros profissionais tenham interesses pelo tema.Carga horária:
8 horas
Retenção de 11% do inss sobre pessoa juridica E pessoa física e sobre a folha de pagamento das empresas optantes pela desoneração.
Objetivo:
Demonstrar as formas de RETENÇÃO DE INSS, na contratação de empresas prestadoras de serviços na modalidade cessão de mão-de-obra ou empreitada e das Pessoas Físicas, segundo a legislação atual em vigor. Trata-se de matéria complexa e de difícil assimilação devido o volume de regras legais, e de hipóteses aplicáveis, muitas vezes não claras, o que requer dos profissionais todo o cuidado para que não incorra em penalidades previstas em lei pela não retenção do INSS. Além disso, serão esclarecidas aos participantes as últimas alterações ocorridas com o advento das normas que tratam sobre a DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO e quais os seus reflexos no instituto da retenção, que são relevantes tanto para as empresas contratadas quanto para as empresas contratantes. Também será demonstrada aos participantes a nova modalidade de incidência do INSS para algumas empresas que deixaram de recolher sobre a folha de pagamento dos empregados e passou a recolher sobre o faturamento da empresa. Analisar as formas de recolhimento, por meio da GPS e DARF, SEFIP e demais obrigações acessórias advindas dessas mudanças.Público-alvo:
Profissionais e gestores de RH, Depto Pessoal, responsáveis por Escritórios e de Assessoria Contábil, Fiscal e Tributária, Empresários, Contadores, Consultores Fiscais, Auditores, Advogados Tributaristas, Gerentes Administrativos e Financeiros, Supervisores e Encarregados do Depto. Fiscal ou Contábil e demais profissionais ligados às áreas Contábil, Fiscal, Jurídica e Financeira.Carga horária:
8 horas
Clique nas opções abaixo
e confira a grade completa de nossos cursos!
Capacitação em direito previdenciário e regras aplicáveis no departamento de pessoal
Objetivo:
O objetivo deste tema é capacitar os participantes sobre as normas previdenciárias que influenciam diretamente no dia a dia no desenvolvimento de suas funções no setor de Departamento de Pessoal, visto a interferência do Direito Previdenciário no Direito do Trabalho e vice-versa
Público-alvo:
Profissional das áreas de Departamento de Pessoal, tais como, assistentes, auxiliares, gerentes, gestores de pessoas, assim como profissionais de Recursos Humanos, Contadores, advogados e demais profissionais interessados na matéria.
Carga horária:
16 horas
Conteúdo Progmático:
1- Noções Constitucionais das regras de custeio da Previdência Social 2 - Contribuição Previdenciária Patronal (CPP)- Instituição Financeira
- Grau de Incidência e Incapacidade Laborativa do Risco Ambiental do Trabalho (GIIL-RAT)
- Regras de enquadramento para recolhimento do RAT
- Empregados expostos a agentes insalubres
- Fator Acidentário de Prevenção (FAP)
- Regras para contestação do FAP
- Recolhimento para “Outras Entidades”
- Formas de enquadramento
- Desoneração da folha de pagamento – Lei n° 12.546/2011
- Formas de enquadramento
- Regras aplicáveis para opção em seguir ou não a Lei n° 12.546/2011
- Simples Nacional
- Entidades Beneficentes de Assistência Social (EBAS)
- Produtor Rural pessoa jurídica e pessoa física
- Times de futebol
- Alíquotas aplicáveis
- Salário de contribuição – Definição
- Parcelas Integrantes e não Integrantes do salário de contribuição
- Desconto do INSS nas férias do trabalhador
- Desconto do INSS no pagamento da 2ª parcela do 13° salário
- Alíquotas aplicáveis
- Salário de contribuição – Definição
- Serviços prestados para mais de uma empresa
- Emissão do Recibo de Prestação de Serviço Autônomo (RPA)
- Prorrogação da licença
- Atestado de amamentação
- Empresa cidadã
- Morte da mãe
- Desconto previdenciário
- Direito
- Composição dos valores
- Perda do direito
- Valor do benefício
- Prorrogação
- Soma de atestados médicos
- Valor do benefício
- Conceito de acidente do trabalho
- Emissão da Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT)
- Valor do benefício
- Carência
- Suspensão contratual
- Retorno a atividade
- Valor do benefício
- Carência
- Aposentadoria compulsória
- Continuidade no trabalho – Permissão
- Caracterização da aposentadoria
- Carência
- Tempo de contribuição
- Valor do benefício
- Conversão do Tempo de contribuição especial em tempo comum
- Tempo mínimo de contribuição
- Regras para aplicação do fator previdenciário
- Valor do benefício
- Desaposentação
- Dependentes
- Período de recebimento do benefício
- Morte dos dependentes
- Valor do benefício
Curso auditoria em folha de pagamento pós reforma trabalhista e com ênfase a EFD social.
Objetivo:
Analisar conceitos da legislação trabalhista, ocorridos com a reforma trabalhista, trazidas pela 13.467/2017 e previdenciária com foco na geração da folha de pagamento, discutindo as múltiplas rubricas e possíveis descontos, além de cálculos do fechamento mensal, propiciando um verdadeiro diagnóstico do passivo trabalhista e seus reflexos na nova modalidade de escrituração do Folha de Pagamento, denominado eSocial. Muito embora se comenta sobre a extinção do novo sistema de envio das informações sobre a Folha de Pagamento (eSocial), pela equipe do Governo, acreditamos que o referido sistema seja modificado de maneira a atender as reinvindicações das Empresas de Pequeno Porte e Microempresas, mas não seja extinto, podendo até mesmo ser mudado o seu nome, sendo mantida a sua essência. Razão pela qual se justifica a inserção das informações do citado sistema, no curso apresentado.
Público-alvo:
Analistas e Assistentes das áreas de Administração de Pessoal e Recursos humanos, Auditores, Consultores, Contabilistas, Gestores, e Recursos Humanos. O participante deve possuir conhecimentos gerais sobre rotina de departamento de pessoal e geração da folha de pagamento.
Carga horária:
8 horas
Conteúdo Progmático:
1 - DURAÇÃO NORMAL DA JORNADA:- Horas in itinere:
- Microempresas;
- Jornadas especiais:
- Operador de telemarketing:
- Redução da jornada de trabalho – Possibilidades:
- Turnos ininterruptos de revezamento:
- Jornadas extraordinárias;
- Integração das horas extras na remuneração:
- Supressão de horas extras;
- Horário de compensação;
- Banco de horas:
- Trabalho realizado em situações imperiosas:
- Horas extras nos casos de força maior:
- Horas extras para conclusão de serviços inadiáveis:
- Horas extras para a reposição de paralisações:
- Trabalho da mulher:
- Trabalho do menor:
- Pessoas que não estão abrangidas no controle de horário:
- Períodos de descanso:
- Intervalos especiais entre jornadas de trabalho:
- Intervalos para repouso e alimentação:
- Inter jornada
- Intervalo – Momento da concessão:
- Intervalo superior a 2 horas:
- Pré-assinalação:
- Intervalo para café:
- Redução do intervalo:
- Intervalo – Não concessão:
- Intervalos especiais na jornada de trabalho:
- Reflexo das horas extras/noturnas no repouso semanal remunerado:
- Reflexo das comissões no repouso semanal remunerado:
- Pagamento em dobro:
- Desconto do repouso do mensalista:
- Compensação do sábado feriado:
- Atividades não autorizadas a funcionar em dias de repouso:
- Comércio varejista – Trabalhos aos domingos:
- Remuneração adicional da hora noturna:
- Hora extra noturna:
- Transferência para o período diurno:
- Adicional noturno – Trabalho após as 5 horas – direito:
- Intervalo no período noturno – 60 minutos:
- Jornada 12 x 36
- · Objetivo:
- · O que é o SREP:
- · Finalidades do SREP:
- · O que é REP? (Registrador Eletrônico de Ponto):
- · O que é o comprovante de Registro de Ponto do Trabalhador:
- · O que é o Programa de Tratamento de Ponto:
- · Formas de Controle:
- Salário:
- Remuneração:
- Formas de salário:
- Salário por unidade de tempo:
- Salário por unidade de produção:
- Salário in natura ou salário utilidade:
- Salário Mínimo:
- Salário Profissional:
- Piso Salarial:
- Comissões e Percentagens:
- Gorjeta:
- Gueltas:
- Ajuda de Custo
- Diárias de Viagem
- Despesas de Viagens do Empregado com Veículo Próprio:
- Gratificações:
- Prêmios:
- Abonos:
- Salário complessivo:
- Salário Substituição:
- Enunciado 159 do TST:
- Acúmulo de Funções:
- Participação dos trabalhadores nos Lucros e Resultados da empresa - PLR (lei nº. 10.101/2000)
- Adicionais:
- Adicional de Insalubridade:
- Caracterização:
- Trabalho intermitente:
- Eliminação do risco:
- Faltas - desconto:
- Supressão do adicional-mudança de setor
- Supressão-laudo posterior
- SÚMULA VINCULANTE Nº 4 DO STF:
- Adicional de Periculosidade
- Trabalho intermitente:
- Eliminação do Risco:
- Descontos legais e Convencionais:
- Adiantamento e Empréstimos:
- Dano Causado pelo Empregado:
- Contribuição Sindical:
- Contribuição Confederativa/Assistencial:
- Salário Maternidade:
- Licença Paternidade:
- Salário-Família:
- Valor do benefício:
- Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho:
- Auxilio Doença Previdenciário:
- Acidente de Trabalho:
- Tipos de acidente do trabalho:
- Complemento de benefício de auxilio doença ou de acidente do trabalho:
- Encargos sobre Salário Maternidade/Paternidade/15º dias de afastamento:
- Vale-transporte
- Fundo de Garantia do Tempo de Serviço
- Folha de pagamento – Roteiro
- Obrigatoriedade:
- Salário e Remuneração:
- Discriminação das Verbas:
- Horas Extras:
- Adicional Noturno:
- Adicional de Periculosidade:
- Adicional de Insalubridade:
- Adicional de Insalubridade/periculosidade e Horas Extras:
- Descontos na Folha de Pagamento:
- Contribuição Sindical:
- Vale-Transporte:
- Contribuição à Previdência Social:
- Contribuições Para Outras Entidades:
- Contribuição Previdenciária - Empregado
- Salário-de-contribuição proporcional:
- Empregos simultâneos:
- Prazo Para Recolhimento:
- Imposto de Renda na Fonte:
- FGTS:
- Folha de pagamento – Férias:
- Check list:
- Folha de pagamento – 13º salário:
- Check list:
- Resumo da folha de pagamento:
- check list:
- Aviso Prévio:
- Da Contagem dos prazos do Aviso Prévio;
- Check list:
Curso intensivo de departamento de pessoal
Objetivo:
Apresentar e desenvolver o conhecimento aliando-o à prática necessária na administração e elaboração das rotinas trabalhistas e previdenciárias, orientando e fornecendo aos participantes as devidas ferramentas para o desempenho de suas funções frente à sua área de trabalho (Departamento de pessoal), seja na qualidade de auxiliar, encarregado ou gerente. O programa baseia-se, sobretudo, na interpretação e prática dos direitos e obrigações e na observância dos preceitos legais consubstanciados na Constituição Federal de 1988, na CLT, em súmulas dos tribunais superiores e na lei orgânica da seguridade Social, combinada com as leis trabalhistas e previdenciárias com as práticas e as ilustra com grande número de informações a serem enviadas ao fisco. Desenvolvido em método simples e acessível, o curso tem em seu objetivo formar profissionais com segurança e conhecimentos necessários à aplicação dos procedimentos legais, burocráticos e rotineiros inerentes aos profissionais da área. Além da sua característica de aplicar racionalmente a legislação do trabalho e previdenciária em desempenho de funções como Chefes, encarregados ou Auxiliares de Departamento de Pessoal. Apresentam também as inovações e as mudanças, procurando interpretar a norma jurídica, juntamente com as portarias, ordens e instruções de serviços, avisos, modelos e formulários. Pelas características e a dinâmica deste curso, o enfoque principal é o da formação ou qualificação de profissionais capacitados para atuarem em Departamento de Pessoal, em nível de coordenação ou de execução dos procedimentos legais e as rotinas respectivas. Com este objetivo, todo o processo operacional relativo à legislação e as rotinas trabalhistas e previdenciárias afetas a este departamento, serão exaustivamente examinadas e aplicadas na prática, exatamente como ocorre no dia-a-dia de trabalho dos mesmos. Esse curso será ministrado com base nas legislações vigentes/recentes tais como a Reforma Trabalhista ocorrida em 2017, pela Lei 13.467/2017, bem como com toda orientação dos novos sistemas de informações para os órgãos de fiscalização do Governo, por meio do eSocial; REINF e DCTFWEB. .
Público-alvo:
Gerentes, Chefes e Encarregados de Departamento de Pessoal e de Recursos Humanos das Empresas, Contadores, Tesoureiros, Advogados das Áreas Trabalhista e Previdenciária
Carga horária:
24 horas
Conteúdo Progmático:
1 - Contrato e Rotinas de Registro e Prática- Empregado e Empregador
- Aprendiz
- Contratos de Trabalho Autônomos
- Contrato individual por prazo determinado (com modelos);
- Contrato individual por prazo indeterminado (com modelos);
- Trabalhador Doméstico
- Admissão e Registro de Funcionários;
- Documentação que a empresa deve preencher;
- Fichas, Livros Inspeção do Trabalho;
- Anotações em C.T.P.S. (Carteira de Trabalho)
- Contrato de experiência;
- Vale - Transporte
- Ficha de salário família
- Ficha de declaração de dependentes
- Cadastramento do PIS
- Descontos permitidos (inclusive adiantamentos)
- Contribuição Sindical da Empresa
- Contribuição Sindical dos Empregados
- CAGED
- Equiparação Salarial
- Transferência
- Todos esses tópicos vistos com base na reforma trabalhista ocorrida em 2017, bem como adaptáveis aos sistemas do eSocial e da REINF.
- Prorrogação e Compensação de horas trabalhadas
- Jornada de trabalho (Quadro de horário)
- Intervalos (Inter jornada, intrajornadas, para lanche)
- Salário Fixo, Variável, remuneração, piso normativo e estadual;
- Horas extras;
- Adicional Noturno;
- Adicionais de insalubridade e periculosidade;
- DSR (Descanso Semanal Remunerado)
- Salário-Família;
- Faltas injustificadas;
- Faltas abonadas;
- Indenização Adicional – Lei nº 7.238/1984
- Legislação e forma de cálculo das parcelas INSS FGTS IRRF
- Cálculo da 1ª e 2ª Parcela do 13º Salário de Mensalista, Horista, Comissionista, com Variáveis.
- DCTFWEB
- Período Aquisitivo e Concessivo.
- Prazos para a Concessão.
- Férias em dobro
- Pré – Aviso de Férias e Recibo de Férias.
- Cálculo das Férias (salário fixo, variável).
- Legislação e forma de cálculo;
- Critérios para a concessão e férias coletivas
- Cálculos de Férias Coletivas
- Horário de Trabalho;
- Aviso trabalhado ou indenizado;
- Objetivo
- Obtenção de novo emprego durante Aviso Prévio;
- Pedido de Demissão.
- Cálculo do aviso prévio.
- Fim da relação do trabalho;
- Impedimentos legais para a rescisão de Contrato;
- Prazo para o pagamento do mesmo;
- Documentação necessária para a homologação;
- Dispensa Sem justa Causa (direitos)
- Pedido de Demissão (direitos)
- Motivos para demissão por justa causa;
- Descontos permitidos em Rescisão Contratual
- Seguro – Desemprego (normas gerais)
- Prazos de Recolhimento
- GFIP/SEFIP e DCTFWEB – normas gerais
- Códigos de Recolhimento
- Códigos de Movimentação da GFIP
- FGTS – Casos de Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho
- Recolhimento parte patronal
- Recolhimento parte empregado
- Contribuintes Individuais
- Classificação no FPAS
- Outras Entidades (códigos e percentuais)
- Recolhimento do RAT (classificação, códigos)
- Fator Acidentário de Prevenção e Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP)
- Recolhimento sobre Cooperativas de Trabalho
Curso sobre a formação em preposto trabalhista, pós reforma trabalhista
Objetivo:
O curso tem por intuito conscientizar o potencial representante legal da empresa, perante a Justiça do Trabalho, da importância e confiabilidade que reluz a figura do preposto, preparando-o para uma atuação em excelência na defesa dos interesses da empresa, bem como, auxiliando-o no exercício da função, com a elucidação das principais responsabilidades, deveres, obrigações, riscos e reflexos que revestem a sua atuação, para o fim de minimizar os riscos processuais e patrimoniais do passivo trabalhista da empresa. A explanação terá como base a legislação atualizada, principalmente, a trazidas pela Reforma Trabalhista, ocorrida em 2017, por meio da Lei nº 13.467/2017. .
Público-alvo:
Profissionais de RH, chefes de departamentos, supervisores, gerentes, diretores, gestores e todos os empregados que de alguma forma estejam envolvidos no processo e sejam requisitados a atuar como preposto representando a empresa.
Carga horária:
8 horas
Conteúdo Pragmático:
1 - Justiça do Trabalho- Estrutura
- Composição
- Apresentação
- Empregado
- Empregador
- Jus Postulandi
- Inicial
- Distribuição, autuação e notificação.
- Contestação
- Forma (oral/escrita)
- Estrutura
- Pedidos
- Sala de audiência
- Tipos de audiência
- UNA
- Instrução
- Julgamento
- Roteiro geral
- Depoimento pessoal
- Prova testemunhal
- Acareação
- Falso testemunho
- Ausência do reclamante – consequência.
- Conceito
- Atribuições e responsabilidades
- Perfil recomendado
- Estudo da defesa
- Ausência do preposto – consequências
- Dia-a-dia do preposto
- Carta de preposição
- Forma de atuação diante do inesperado
- Distinção
- Noções básicas
Curso sobre a reforma previdenciária - denominada como nova previdência
Objetivo:
Demonstrar aos participantes os diversos benefícios assegurados aos contribuintes pela legislação atual, do Regime Próprio da Previdência Social, comparando-os com as pretensas alterações trazidas pela Reforma Previdenciária, sugerindo as opções mais vantagens para os segurados que já tenham o direito adquirido a determinados benefícios, bem como o período de transição e suas consequências. .
Público-alvo:
Profissionais que atuam nas áreas de RH, Administração de Pessoal (D.P.), contadores, advogados, gestores, analistas, auxiliares enfim pessoas que queiram entender as normas e procedimentos das rotinas da área
Carga horária:
8 horas
Conteúdo Pragmático:
1 - Proposta de Emenda a Constituição (PEC) nº 6/2019, que modifica o sistema de Previdência Social, estabelece regras de transição e disposições transitórias. 2 - Princípios da reforma 3 - Diagnóstico- Evolução da taxa de fecundidade no brasil de 2000 a 2060 - redução
- Expectativa de sobrevida por faixa de idade (em anos) - aumento
- Evolução da razão de dependência dos idosos
- Perfil de renda do RGPS – beneficiários
- Impacto
- Unificação das alíquotas do RGPS e RPPS
- Nova Regra Geral (RGPS)
- Nova Regra Geral (RGPS) - aposentadoria rural
- Nova Regra Geral (RGPS) - professor
- Regra de Cálculo de benefício (RGPS)
- Três regras de transição para aposentadoria por tempo de contribuição no RGPS-O segurado poderá optar pela regra mais vantajosa
- Regra de transição para aposentadoria por idade
- Uma regra de transição para o RPPS
- Acidente de trabalho
- Doença profissional
- Doença do trabalho
- RGPS
- Benefícios Assistenciais (BPC)
- Deficientes (miserabilidade)
- Idosos (miserabilidade)
- Principais premissas
- Alternativo ao sistema atual
- Capitalização em regime de contribuição definida
- Garantia de salário mínimo, mediante fundo solidário
- Livre escolha, pelo trabalhador, da entidade ou modalidade de gestão das reservas, com portabilidade
- Gestão das reservas por entidades de previdência públicas e privadas, habilitadas por órgão regulador, assegurada a ampla transparência
- Possibilidade de camada nocional, com maior proteção ao trabalhador e menor custo de transição
- Problemas identificados
- O que muda
Curso sobre afastamentos por incapacidade, encaminhamento previdenciário e rotinas na folha de pagamento.
Objetivo:
Avaliar os procedimentos necessários para uma adequada gestão dos afastamentos por incapacidade, os desdobramentos previdenciários e seus impactos nas rotinas administrativas e folha de pagamento das empresas. .
Público-alvo:
Profissionais das áreas de Recursos Humanos e da Administração de pessoal, Segurança e Saúde do Trabalho (SST), Jurídica e Gestão Empresarial.
Carga horária:
8 horas
Conteúdo Pragmático:
Introdução Legal 1 – Afastamentos por incapacidade e Gestão do Absenteísmo- Apresentação de atestados médicos: Requisitos e prazos;
- Conceito;
- Atestados de Consultas, acompanhante, fisioterapia e outros: Como proceder:
- Ordem de Preferência de Atestados Médicos;
- Atestado Médico – Fornecimento – Objetivos;
- Elaboração do Atestado Médico – Requisitos de Validade;
- CID – Código Internacional de Doenças – Hipóteses Legislação Trabalhista e Seguridade Social;
- Prazo para Apresentação do Atestado Médico.
- Gestão do Absenteísmo;
- Considerações introdutórias;
- Análise: Amamentação x prorrogação da Licença Maternidade
- Substituição do Trabalhador Afastado.
- Conceitos Auxílio doença Previdenciário;
- Auxílio-doença Acidentário;
- Encaminhamento Previdenciário – Procedimentos Aplicáveis;
- Afastamentos e Monitoramento dos Diagnósticos;
- Procedimentos da Alta Programada;
- Múltiplos Afastamentos e Monitoramento da Perícia Médica;
- Retorno ao Trabalho antes da Realização da Perícia médica;
- Alta Médica da Perícia Previdenciária e Divergências Periciais INSS x Médico do Trabalho – Como Proceder?
- Recurso Administrativo e Materiais de Alçada;
- Avaliação de Nexo Técnico e o Diagnóstico Codificação (CID);
- Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário;
- Conversão de B-31 em B-91: Impugnações Administrativas;
- Análises Preventivas dos Procedimentos de Impugnação e Recursos;
- Consultas no Site da Previdência Social – Monitoramento e Afastamentos e Nexos;
- Estabilidade no Emprego e Indenizações;
- Aposentadoria por Invalidez – Auxílio Acidente e Reabilitação Profissional.
- Encargos Previdenciários devidos pelas Empresas;
- Contribuição da Empresa para SAT/RAT;
- Fator Acidentário Previdenciário – FAP
- Conceito;
- Objetivos do eSocial;
- Introdução;
- Evento S-1060 – Tabelas de Ambientes de Trabalho;
- Evento S-2220 – Monitoramento da saúde do Trabalhador;
- Evento S-2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho.
Curso sobre atualização trabalhista e previdenciária
Objetivo:
Orientar aos participantes sobre as recentes alterações feitas pelo Governo na Legislação Trabalhista e Previdenciária, com objetivo de modernizar e incrementar os investimentos do capital estrangeiro no Brasil, atualizando todas as mudanças e revisões na legislação trabalhista e previdenciária nas principais rotinas em administração de pessoal. Visa também, capacitar e atualizar os participantes na atual legislação trabalhista, contribuições previdenciárias e gestão dos benefícios previdenciários na rotina de administração de pessoal, com o objetivo de minimizar impactos trabalhistas e previdenciários.
.Público-alvo:
Profissionais e gestores de RH, Departamento Pessoal, demais que atuam em Departamentos de relações previdenciárias e trabalhistas, responsáveis por Escritórios e de Assessoria Contábil, Fiscal e Tributária, Empresários, Contadores, Auditores, Advogados, Gerentes Administrativos, Supervisores e Encarregados do Departamento. Fiscal ou Contábeis e demais profissionais ligados às áreas Contábil, Fiscal, Jurídica e Financeira, que tenham interesse pela matéria.
Carga horária:
8 horas
Conteúdo Pragmático:
MÓDULO I - LEGISLAÇÃO TRABALHISTA- Contratação de trabalhadores (empregados e trabalhadores autônomos)
- Contratação de empregado home Office
- Diferenças entre empregado e trabalhador autônomo
- Posicionamento dos tribunais acerca da contratação irregular dos trabalhadores
- Atividade fim e atividade meio
- Análise do projeto de Lei sobre Terceirização de serviços
- Contrato de experiência
- Contrato por prazo indeterminado e determinado
- Contrato de estagiário
- Estabilidade de trabalho para o empregado contratado por prazo determinado
- Posicionamento dos Tribunais
- Salário substituição
- Salário complessivo – vedação
- Equiparação salaria
- Vale-transporte em dinheiro – possibilidade
- Posicionamento dos Tribunais
- Adesão ao programa
- Redução da jornada de trabalho
- Salário de contribuição para fins previdenciários
- Estabilidade dos trabalhadores envolvidos no programa
- Prazo para pagamento
- Regras para homologação
- Regras de substituição
- Vigência
- – EFD-Reinf
- Cruzamento de informações
- Contribuição Previdenciária das empresas na contratação de cooperativa – Inconstitucionalidade
- Regras atuais de enquadramento da empresa no Grau de Incidência de Incapacidade Laborativa Decorrente dos Riscos do Ambiente de Trabalho (GILLRAT)
- Regras de Contribuição Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas.
- Regras para caracterização do acidente do trabalho
- Estabilidade no emprego
- Valor do benefício
- Reflexo no contrato de trabalho
- Morte da mãe
- Reflexo no contrato de trabalho
- Valor do benefício
- Reflexo no contrato de trabalho
- Pagamento de plano de saúde
- Valor do benefício
- Fator previdenciário – Regras atuais
Curso sobre cálculos trabalhistas
Objetivo:
Esse curso tem como objetivo proporcionar aos profissionais envolvidos segurança e conhecimento adequado para a realização dos cálculos e pagamentos efetuados pela empresa das VERBAS TRABALHISTAS. É muito importante a certeza que estão sendo utilizadas as ferramentas adequadas para evitar despesas desnecessárias ou o surgimento de passivos e irregularidades nos pagamentos trabalhistas ou da não observância nas alterações da Folha de Pagamento da Empresa. Analisar os critérios e mudanças com a entrada em vigor do SPED DA FOLHA DE PAGAMENTO.Público-alvo:
Gerentes, chefes, contadores, advogados, auditores e assistentes, contas a pagar, controladoria, das áreas de pessoal, folha de pagamento, conferência, contábil, fiscal, jurídica e os demais profissionais tenham interesse pelo tema.Carga horária:
8 horas
Conteúdo Pragmático:
1 - Verbas Trabalhistas- Jornada de trabalho
- Normas coletivas
- Salário mínimo e salário normativo
- Formas de apurar a remuneração: Trabalhador horista, diarista, mensalista e remuneração por tarefa/produção.
- Horas extras: Adicionais de hora extra, forma de cálculo e apuração para os diversos tipos de trabalhadores.
- Salário/remuneração: distinção, atrasos e faltas.
- Repouso semanal remunerado: faltas legais.
- Horas extras: acordos coletivos, bases de cálculo e seus reflexos;
- Outros adicionais da remuneração: adicional noturno; insalubridade; periculosidade; comissões, transferência;
- Comissões;
- Descontos Legais: INSS, IRRF, contribuição sindical, vale-transporte, alimentação e outros.
- Proventos: Salário família e salário maternidade
- Férias gozadas e em rescisão;
- Modalidades de cálculos;
- Proventos: Salário família e salário maternidade
- Descontos (legais e convencionais - V. Transporte, INSS, etc)
- Critérios para concessão;
- 13º Salário proporcional;
- 1ª e 2ª parcela do 13º salário
- Auxílio-doença
- Acidente do trabalho
- Salário-maternidade
- Serviço militar
- Dirigente sindical
- Licença remunerada e não remunerada
- Tributários, fiscais, de acordos coletivos ou instrumentos particulares.
- Encargos sociais – contribuições sociais
- Encargos trabalhistas: 13º salário, férias, 1/3 constitucional e abono pecuniário
- Encargos sociais sobre os encargos trabalhistas
- Encargos rescisórios – multa rescisória – FGTS
- Total geral dos encargos
- Forma de avaliação
- Comparação horistas X mensalistas X comissionistas
- Demonstrativos de cálculos de horistas/ mensalistas/ comissionistas
- Apuração do custo total dos encargos
- Demonstrativo dos encargos sociais em porcentagem
- Prazo e Guarda de Documentos;
- Multas da Legislação Trabalhista;
- Tabela Prática de Incidências e Tributária
Curso Sobre EFD-REINF e a nova dctfweb – Integração sobre contribuições previdenciárias inseridas no esocial e na EFD-REINF
Módulo I - Das Retenções
Imposto de Renda Retido Na Fonte de Pessoas Físicas
Retenção do Imposto de Renda na Fonte Realizada por Pessoa Jurídica na Contratação de Outra Pessoa Jurídica.
Da Retenção Das Demais Contribuições (CSLL, COFINS e PIS/PASEP)
Retenção Do INSS de Pessoas Físicas e Jurídicas.
Pessoa Física
Da Pessoa Jurídica
Módulo II - REINF - Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Informações da Contribuição Previdenciária Substituída
Detalhamento dos Leiautes dos registros da EFD – REINF
Eventos da EFD-REINF
Eventos de Tabela
Evento não periódico
Eventos periódicos
Prazo de envio dos eventos periódicos
Envio de Eventos
Situação “Sem Movimento”
Relação dos Eventos e requisitos
Tabelas Que Compõem o REINF
Conceito
Empresas Abrangidas
Acesso ao Sistema
Blocos da EFD-REINF
R-1000 – Informações do Contribuinte
R-1010 – Tabela de Processos Administrativos/Judiciais.
R-2010 Retenção de INSS Serviços Tomados mediante Cessão de mão de Obra.
R-2020 Retenções de INSS Serviços Prestados Mediante Cessão de Mão de Obra
R-2030 – Retenções – Recebidos pela Associação Desportiva que mantenha Equipe de Futebol Profissional.
R- 2040 Retenções – Repassadas para Associação Desportiva que Mantenha Equipe de Futebol profissional.
Comercialização da produção e à apuração da contribuição previdenciária substituída pelas agroindústrias e demais produtores rurais pessoa jurídica.
R-2060 Empresas que se sujeitam à CPRB (Lei nº 12.546/2011).
R-2070 - Retenções na fonte (IR, CSLL, COFINS, PIS/PASEP) incidentes sobre os pagamentos diversos efetuados a pessoas físicas e jurídicas.
Nota Técnica Sobre o Campo 2070 da Receita Federal
R-2098 – Reabertura dos eventos periódicos
R-2099 – Fechamento dos eventos periódicos
R-3010 – Receita de espetáculo Desportivo
R-5001 - Informações das bases e dos tributos consolidados por contribuinte
R-9000 – Exclusão de Evento
4 – Vigência
5 – Tabelas da EFD-REINF
DA DCTFWEB
I - Da Integração das Informações do eSocial e da REINF com a DCTFWeb
1 – Esocial x DCTFWeb
Dos Débitos
Das informações no eSocial que geral Débitos
Das Remunerações
Da Comercialização da Produção Rural (PF)
Da aquisição da Produção Rural (PF) e PJ (PAA –Lei 10.696/03)
Dos Créditos
Salário Família
Salário Maternidade
2 – EFD-REINF x DCTFWeb
Dos Débitos
Das Retenções do INSS (Lei 9.711/98 – Serviços Tomados)
Da Comercialização da Produção Rural (PJ)
Das Informações da CPRB (Lei 12.546/2011)
Das Receitas de Espetáculos Desportivos
Dos Créditos
Das Retenções dos INSS (serviços Prestados)
II - DCTFWeb
1 - Conceito de DCTFWEB
Fluxo de informações
2 - QUEM ESTÁ OBRIGADO A DECLARAR
Dispensa de apresentação
3 - TRIBUTOS DECLARADOS NA DCTFWEB
4 - COMO ENTREGAR A DECLARAÇÃO
Forma de entrega
Prazo de entrega
Ausência de informações a serem prestadas
Entrega em situações especiais
5 - PENALIDADES E ACRÉSCIMOS LEGAIS
Multa por Atraso na Entrega da Declaração (MAED)
Multa por Incorreções ou Omissões
Multa mínima
Reduções
Impugnação
Acréscimos Legais
6 - FLUXOGRAMA GERAL DO SISTEMA DCTFWEB
7 - ACESSO AO SISTEMA
Certificado Digital
Código de Acesso
Tipos de Acesso
8 - TELA INICIAL (RELAÇÃO DE DECLARAÇÕES)
Visão do Procurador
Serviços da declaração
9 - CLASSIFICAÇÕES DA DCTFWEB (CATEGORIA, SITUAÇÃO E TIPO)
Categorias de DCTFWeb
Situações da DCTFWeb
Tipos de DCTFWeb
10 - TABELA DE VINCULAÇÃO
11 - EDIÇÃO DE UMA DCTFWEB
12 - DADOS CADASTRAIS
Dados do Contribuinte
Dados do Responsável
13 - CRÉDITOS VINCULÁVEIS
Salário-Família
Salário-Maternidade
Retenção Lei nº 9.711/98
Obrigações do Tomador
Obrigações do Prestador
Adiantamento de Retenção (exclusivamente para DCTFWeb 13º Salário)
Exclusão (lançamento de ofício)
Importar da RFB crédito de Exclusão
Incluir manualmente crédito de Exclusão
Vincular Exclusão
Suspensão
Incluir Depósitos
Vincular Suspensão
Incluir manualmente processo de Suspensão
Suspensão com mais de um processo para um mesmo Código de Receita
Parcelamento
Importação da RFB Parcelamento
Inclusão manualmente de Parcelamento
Vinculação de Parcelamento
Compensação
Importação da RFB Compensação
Inclusão manualmente da Compensação
Vinculação da Compensação
Pagamento
Importação da RFB Guias de Pagamento
Importação da RFB por número Guias de Pagamento
Desvinculação e Vinculação
14 - RELATÓRIOS
Relatório de Créditos por Documento
Relatório Resumo de Débitos
Relatório Resumo de Créditos
Relatório de Débitos
Relatório de Créditos ....
Documentos disponíveis após transmissão da DCTFWeb
Download Recibo
Download XML de Saída
Declaração Completa
15 - TRANSMISSÃO DA DCTFWEB
16 - RECIBO DE ENTREGA
17- EMITIÇÃO DAS GUIAS DE PAGAMENTO (DARF/DAE)
Data de Vencimento
Pagamento em atraso
Pagamento mínimo
Emissão de guia a partir da tela inicial
Guia individual e em lote
Emissão de guia a partir da tela de edição ou visualização
Editar DARF
Abatimento de Pagamentos Anteriores
18 - DCTFWEB RETIFICADORA
19 - DCTFWEB SEM MOVIMENTO
20 - DCTFWEB 13º SALÁRIO (ANUAL)
21 - DCTFWEB ESPETÁCULO DESPORTIVO (DIÁRIA)
21.1 - Obrigações da entidade promotora do evento
21.2 - Obrigações da empresa ou entidade que efetuar pagamentos
22 - DCTFWEB DE EXCLUSÃO
Curso sobre redução do custo da folha de pagamento com foco no esocial e recuperação de crédito
Objetivo:
Aproveitando o momento que muito se comenta sobre a redução de encargos, serão analisadas as possíveis medidas para redução da carga tributária incidente sobre a folha de pagamento dos empregados, considerando os atuais entendimentos firmados em âmbito administrativo e judicial. O objetivo é analisar se realmente vai haver desoneração sobre a folha de pagamento, considerando as novas fórmulas de cálculos para o recolhimento previdenciário, bem como demonstrar quais as atitudes que as empresas devem tomar para efetivamente reduzir os custos incidentes sobre a folha de pagamento dos seus empregados.Público-alvo:
Profissionais e gestores de RH, Depto Pessoal, demais que atuam em Deptos de relações previdenciárias e trabalhistas, responsáveis por Escritórios e de Assessoria Contábil, Fiscal e Tributária, Empresários, Contadores, Consultores Fiscais, Auditores, Advogados Tributaristas, Gerentes Administrativos e Financeiros, Supervisores e Encarregados do Depto. Fiscal ou Contábil e demais profissionais ligados às áreas Contábil, Fiscal, Jurídica e Financeira.Carga horária:
8 horas
Conteúdo Pragmático:
Critérios de Contribuição Previdenciária – Empresas/Segurados 1 - Previsão Constitucional- Tabela de Classificação Tributária
- Clube de futebol
- Empresa Optante pelo Simples Nacional
- Da Opção pelo Simples Nacional
- Da Responsabilidade pelas Contribuições
- Das Obrigações Acessórias
- MEI – Microempreendedor Individual
- Contratação feita pelo MEI
- Produtor Rural Pessoa Jurídica
- Produtor Rural Pessoa Física.
- Empresas Enquadradas na Desoneração da Folha-de-Pagamento
- Da Contribuição dos Segurados Empregado, Doméstico e Trabalhador Avulso.
- Da Contribuição dos Segurados Contribuinte Individual e Facultativo.
- Classificação da Atividade para Fins de Atribuição do Código CNAE
- Obrigação Principal da Retenção
- Empresas Optantes pelo Simples Nacional
- Cessão de Mão-de-Obra – Conceito
- Dependências de Terceiros
- Serviços Contínuos
- Colocação a Disposição da Contratante
- Empreitada – Conceito
- Serviços Sujeitos a Retenção na Cessão de Mão-de-Obra e na Empreitada
- Serviços Sujeitos a Retenção na Cessão de Mão-de-Obra
- Dispensa da Retenção
- Apuração da Base de Cálculo
- Deduções Permitidas
- Destaque da Retenção na Nota Fiscal
- Conceitos
- Remuneração
- Salário
- Salário in natura ou salário utilidade
- Salário de contribuição – Conceitos
- Parcelas que integram o Salário de Contribuição
- Parcelas que não integram o Salário de Contribuição
- Parcelas Polêmicas sobre o Salário de Contribuição
- Dado histórico
- Consequência da edição da Súmula Vinculante
- Previsão Constituição
- Previsão Infraconstitucional
- Informações incorretas
- Lançamento Direto
- Lançamento por declaração
- Lançamento por homologação
- Lançamento por Constituição de crédito
- Documentos de Constituição do Crédito
- Do Pedido, do processamento e da Emissão do relatório de Restrições.
- Critérios de Recuperação de crédito Previdenciário
- Reembolso, Compensação e Restituição de Contribuição Previdenciária.
- Introdução
- Introdução
- Pagamento do Reembolso
- Situação Regular – Obrigatoriedade
- Crédito Utilizado entre Estabelecimentos
- Construção civil
- Décimo Terceiro Salário
- Ressarcimento do Sujeito Passivo
- Empresas Optantes pelo Simples
- GFIP
- Compensação Indevido
- Outras Entidades
- Compensação de Valores Decorrentes de Cessão de mão de obra e Empreitada
- Saldo Remanescente
- Outras Entidades
- Requerimento por meio do PER/DCOMP
- PER/DCOMP
- Contribuição Previdenciária declarada incorretamente
- Empresas Optantes pelo Simples
- Segurados da Previdência Social
- Informações Necessárias para Análise
- Análise dos Requerimentos de Restituição
- Contribuições Descontadas dos Trabalhadores e Associações Desportivas
- Restituição devidas Decorrentes de cessão de mão de obra e Empreitada
- Recolhimento do Valor Retido em Duplicidade
- PER/DCOMP
- Óbito
- Sucessão Empresarial
- Consórcios
- Dos procedimentos e dos Órgãos Competentes
- Da Verificação dos fatos Geradores e da Apuração dos Créditos
Legislação do trabalho para todas as chefias, com base na reforma trabalhista e foco no eSOCIAL
Objetivo:
Proporcionar aos profissionais envolvidos nos cargos de chefias esclarecimentos necessários quanto à interpretação e aplicação das Leis trabalhistas, no tocante ao tratamento com os seus subordinados. Visa também, esclarecer quanto aos conceitos que caracterizam a justa causa, seus procedimentos e caracterização da dispensa do empregado, bem como esclarece ainda, quanto aos motivos causadores do assédio moral, de modo a evitar que a empresa seja condenada na justiça por danos morais. Informá-los sob a ótica da legislação atualizada, bem assim como o entendimento jurisprudencial e seus reflexos quanto a implantação do sistema do eSocial e da EFD-REINF.Público-alvo:
Gerentes, chefes, contadores, advogados, gestores, diretores, enfim é um curso destinado a todos que exercem cargo de chefia, bem como outros profissionais tenham interesses pelo tema.Carga horária:
8 horas
Conteúdo Pragmático:
1 – Explanação geral sobre o eSocial e EFD-REINF- Conceitos
- Reflexos para as empresas na Implantação (Mudanças de Gestão e Cultura)
- Consequências para as empresas (multas)
- Prazos para Implantação e envio das informações mensais
- Empregador
- Empregado
- Trabalho Intermitente
- Teletrabalho
- Contrato especial
- Trabalhador Avulso
- Obrigações e direitos
- Registro
- Contrato de Trabalho
- Trabalhador autônomo
- Contratação de Estagiário
- Trabalhador Temporário
- Terceirização
- Duração da jornada normal, Horas extras e Horas extras excepcionais
- Novas regras para implantação do Banco de Horas
- Intervalo intrajornada – Intervalo para descanso e refeição e a possibilidade de redução
- Tempo à disposição do empregador
- Jornada de 12 x 36.
- Trabalho a tempo parcial
- Descontos Legais e Convencionais:
- Adiantamento e Empréstimos:
- Contribuição Sindical/Confederativa/Assistencial
- Requisitos de validade
- Situações que não caracterizam alteração contratual
- Conceito
- Exemplos
- Assédio sexual
- Conceito
- Distinção entre Assédio Moral e Assédio Sexual
- Fundamentos legais que condenam o dano moral
- Evitando o Problema
- Fixação do valor da Condenação dos Danos Morais (Lei 13.467/2017)
- Dispensa sem Justa
- Pedido de Demissão
- Término de Contrato
- Rescisão por Acordo
- Dispensa por Justa Causa
- Conceito
- Poder de mando
- Elementos da Justa Causa
- Gravidade
- Atualidade
- Imediação
- Dupla penalidade
- Justiça - Penalidade – Dosagem
- Causas da Rescisão por Justa Causa
- Improbidade
- Incontinência de Conduta ou Mau Procedimento
- Negociação habitual
- Condenação criminal do empregado
- Desídia
- Embriaguez
- Violação de segredo da empresa
- Abandono de emprego
- Ato lesivo da honra ou boa fama praticado no serviço
- Ato lesivo da honra e boa fama ou ofensas praticados contra o empregador
- Prática constante de jogos de azar
- Vale-transporte
- Segurança e Medicina do Trabalho - NR 1
- Empresa – Notificação – Formas
- Exigir do empregado serviços superiores às suas forças, defesos por lei, contrários aos bons costumes, ou alheios ao contrato
- Tratar o empregado com rigor excessivo
- Submeter o empregado a perigo manifesto de mala considerável
- Deixar de cumprir as obrigações do contrato de trabalho
- Praticar contra o empregado ou pessoas de sua família, ato lesivo da honra e boa fama
- Ofender fisicamente o empregado ou pessoas de sua família, salvo em caso de legítima defesa própria ou de outrem
- Reduzir unilateralmente o trabalho do empregado, sendo este por peça ou tarefa, de forma a afetar sensivelmente a sua remuneração.
- Das Obrigações do Empregador
- Da Discriminação das Verbas Rescisórias
- Da Forma de Pagamento das Verbas
- Do Prazo para Pagamento das Verbas
- Dos Descontos na Rescisão Contratual
- Das Penalidades
Retenção de 11% do inss sobre pessoa juridica E pessoa física e sobre a folha de pagamento das empresas optantes pela desoneração.
Objetivo:
Demonstrar as formas de RETENÇÃO DE INSS, na contratação de empresas prestadoras de serviços na modalidade cessão de mão-de-obra ou empreitada e das Pessoas Físicas, segundo a legislação atual em vigor. Trata-se de matéria complexa e de difícil assimilação devido o volume de regras legais, e de hipóteses aplicáveis, muitas vezes não claras, o que requer dos profissionais todo o cuidado para que não incorra em penalidades previstas em lei pela não retenção do INSS. Além disso, serão esclarecidas aos participantes as últimas alterações ocorridas com o advento das normas que tratam sobre a DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO e quais os seus reflexos no instituto da retenção, que são relevantes tanto para as empresas contratadas quanto para as empresas contratantes. Também será demonstrada aos participantes a nova modalidade de incidência do INSS para algumas empresas que deixaram de recolher sobre a folha de pagamento dos empregados e passou a recolher sobre o faturamento da empresa. Analisar as formas de recolhimento, por meio da GPS e DARF, SEFIP e demais obrigações acessórias advindas dessas mudanças.Público-alvo:
Profissionais e gestores de RH, Depto Pessoal, responsáveis por Escritórios e de Assessoria Contábil, Fiscal e Tributária, Empresários, Contadores, Consultores Fiscais, Auditores, Advogados Tributaristas, Gerentes Administrativos e Financeiros, Supervisores e Encarregados do Depto. Fiscal ou Contábil e demais profissionais ligados às áreas Contábil, Fiscal, Jurídica e Financeira.Carga horária:
8 horas
Conteúdo Pragmático:
I - PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS CESSÃO DE MÃO-DE-OBRA E EMPREITADA PESSOA JURÍDICA x PESSOA JURÍDICA - RETENÇÃO DOS 11%- Obrigações
- Empresas Optantes pelo Simples Nacional
- Cessão de Mão-de-Obra - Conceito
- Dependências De Terceiros
- Serviços Contínuos
- Colocação à Disposição da Contratante
- Empreitada - Conceito
- Serviços Sujeitos à Retenção na Cessão de Mão-de-Obra e na Empreitada
- Serviços Sujeitos à Retenção Na Cessão de Mão-de-Obra
- Base de Cálculo
- Deduções da Base Cálculo
- Destaque da Retenção
- Recolhimento do Valor Retido - Prazo
- Serviços Prestados em Condições Especiais
- Retenção na Construção Civil
- Obrigações Acessórias
- Compensação de Valores Retidos
- Restituição de Valores Retidos
- GFIP
- Novas regras das leis nºs. 12.546/2011
- Contribuições previdenciárias com base no faturamento;
- Receita bruta;
- Composição da receita bruta;
- Empresas que desenvolvem atividades múltiplas e concomitantes, que estão dentro e fora da desoneração;
- 13º salário (Gratificação Natalina), cálculo da contribuição previdenciária sobre o 13º salário proporcional à vigência da desoneração;
- Arrecadação em DARF e GPS: Como calcular e preencher;
- Retenção INSS em Notas Fiscais: Nova alíquota;
- Alíquotas a serem observadas;
- Obrigações acessórias;
- Recolhimentos previdenciários - DARF x GPS;
- Regras de preenchimento da SEFIP;
- Informações no programa da Escrituração Fiscal Digital – EFD-Contribuições (Prazos, multas etc);
- Segurado da Previdência Social
- Segurados Obrigatórios da Previdência Social
- Segurado Facultativo - Conceito
- Segurado Facultativo – Vedação
- Segurado Facultativo – Inscrição
- Segurado Facultativo – Salário-de-Contribuição
- Segurado Facultativo – Recolhimento em Atraso
- Contribuinte Individual
- Contribuinte Individual - Inscrição
- Contribuinte Individual - Salário-de-Contribuição
- Prestação de Serviços à Pessoa Jurídica
- Salário-de-Contribuição – Limite Mínimo – Complemento
- Serviços Prestados em Várias Empresas no Mesmo Mês – Limite de Desconto
- Atividade Concomitante
- Serviços Prestados à Pessoa Física
- Serviços Prestados a Pessoas Jurídicas e Pessoas Físicas no Mesmo Mês
- Contribuinte Individual – Transportador Autônomo
- Aposentado
- Síndico – Isenção da Taxa Condominial
- Estrangeiro – Serviços Eventuais
- Ministro de Confissão Religiosa
- 13º Salário
- GFIP
- Guia da Previdência Social – GPS
- Contribuinte Individual - Recolhimento Trimestral
- Exclusão do Direito à Aposentadoria por Tempo de Contribuição - Alíquota Reduzida
Nossos Serviços
Sobre a DP
+30
Anos
+300
Treinamentos
+500
Palestras
+1000
Alunos
Cursos área trabalhista no Jardim São Paulo
Com mais de 30 anos de experiência a DP Assessoria e Consultoria em Recursos Humanos surgiu da união de um grupo de amigos consultores e especialistas nas mais diversas áreas do Direito, e com conhecimento técnico na área de Consultoria e Assessoria. Além de palestras, também ministramos cursos e treinamentos jurídicos de extensão nas áreas: Trabalhista, Previdenciária e Tributária em nossa sede localizada em São Paulo e também ações In Company em âmbito nacional.
Nossos cursos que são desenvolvidos exclusivamente para as questões do mundo empresarial, temos como objetivo transmitir conhecimentos e aprimoramento técnico a todos àqueles que buscam o desenvolvimento profissional ou mesmo o conhecimento básico para a inserção e manutenção no mercado de trabalho. Nossos instrutores possuem uma ampla experiência e conhecimento na área, todos selecionados visando oferecer o melhor conteúdo.
Nosso objetivo é prestar os melhores serviços no sentido de oferecer assistência, orientação e apresentação de soluções práticas e rentáveis necessárias às empresas em geral, a fim de proporcionar os melhores resultados financeiros, procedimentais e de relacionamento.
Nossos clientes
Preencha o Formulário
e entraremos em contato:
Nossos Serviços
Sobre a DP
+30
Anos
+300
Treinamentos
+500
Palestras
+1000